Padre Landell de MouraApresentação

Ivan Domelles Rodrigues, radioamador e pesquisador gaúcho

Ivan Domelles Rodrigues, radioamador e pesquisador gaúcho

Um genial cientista. Este foi o padre Landell de Moura, o precursor das telecomunicações no Brasil e inventor dos primeiros meios de transmissão da voz no mundo. Para o escritor de sua vida e obra, Landell de Moura estava à frente de seu tempo.

Capa do livro Brasileiro, Gaúcho, um Gênio Diferente: Landell de Moura

Capa do livro Brasileiro, Gaúcho, um Gênio Diferente: Landell de Moura

Ouça o autor falando sobre a obra
  (Download)

O entrevistado, Ivan Domelles Rodrigues, radioamador gaúcho e um apaixonado pelo mundo do radialismo, relatou as experiências de Landell de Moura e suas conquistas ao desenvolver aparelhos que transmitiam a voz através do éter, além de ser o inventor da Foto Biolelétrica, conhecida como Efeito Kirlian, que capta através de uma fotografia o campo magnético de seres vivos, o que conhecemos como a aura humana.

Gaúcho e brasileiro Landell de Moura sempre esteve descobrindo e inventando coisas novas. Apaixonado pelas ciências exatas e biológicas, estudou fisica e medicina, adquirindo um vasto conhecimento na área. Mesmo sem ter tido o reconhecimento que mereceria em sua época pelas as autoridades brasileiras, Landell, recebeu ao redor do mundo diversas homenagens e publicações traduzidas, Landell, recebeu ao redor do mundo diversas homenagens e publicações traduzidas.

Muito se fala sobre Landell de Moura e Ivan é uma das pessoas que mantêm viva a alma e a essência do patrono dos radiamadores e do colaborador das telecomunicações no mundo, seja através de seu amplo acervo ou de sua obra Padre Landell de Moura – Gaúcho, Brasileiro: Um gênio diferente.

Entrevista gravada no estúdio de rádio da Famecos PUCRS em 9/5/2005.
Por Cibele Carvalho e Priscilla Casagrande