Apresentação

Estes homens e mulheres maravilhosos que estimularam a imaginação dos ouvintes.

Numa iniciativa do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) estamos levando ao ar pela Internet as vozes do rádio. O portal foi criado em 1997 pelos professores Mágda Rodrigues da Cunha e João Brito de Almeida. Integra os conteúdos da disciplina Projeto Experimental Rádio. O objetivo é contar a história da radiofonia gaúcha através dos depoimentos dos profissionais identificados com este meio que foi e sempre será o companheiro inseparável do seu ouvinte.

O conhecimento do passado é a pedagogia do presente e ensinamento para o futuro. O meio rádio não documentou de forma regular toda a sua imensa produção de sentido. Um dos motivos é que o rádio vive do momento atual. As repercussões da produção radiofônica são percebidas pela sociedade, mas não avaliadas. Em velocidade alucinante o conteúdo do minuto atual recupera o anterior e prepara o seguinte. O que passa vai registrando e construindo a história da cultura, das pessoas, das cidades, do país.

A Universidade é o local apropriado para realizar, no contexto social, o registro, a pesquisa e a reflexão do material recuperável. O Portal Vozes do Rádio materializa esta possibilidade através de depoimentos das pessoas que estiveram ou ainda estão intimamente ligadas com os grandes eventos radiofônicos. O material fica à disposição de estudantes, de pesquisadores e do público. Professores, técnicos e estudantes são mobilizados para a produção do PORTAL VOZES DO RÁDIO.

Professores responsáveis: Luciano Klöckner e João Brito de Almeida

Atenção: Está liberado o uso de textos, fotos e gravações mediante prévia solicitação e posterior citação da seguinte fonte:
PROJETO VOZES DO RÁDIO – CURSO DE COMUNICAÇAO SOCIAL – JORNALISMO – FAMECOS/PUCRS (http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/)