Apresentação

Estes homens e mulheres maravilhosos que estimularam a imaginação dos ouvintes.

O Vozes do Rádio, é um projeto idealizado em 1997 pelos professores de Radiojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O objetivo é o de realizar um resgate da história radiofônica gaúcha através da coleta de depoimentos dos radiodifusores (radioatores, apresentadores, pesquisadores, etc). O Vozes é composto por uma abertura geral, fotos e vídeos dos entrevistados, contando a história pessoal, dos veículos e, em consequência, do próprio rádio gaúcho. Além da entrevista com personalidades, são realizados Projetos experimentais sobre fatos históricos. Entre eles, destacam-se:

 Guerra dos Mundos, peça radiofônica Orson Welles.

- Primeira Rede da Legalidade, com depoimentos de Leonel Brizola.

- Copa de 1950 em Porto Alegre, com imagens, textos e fotos sobre a cobertura da imprensa gaúcha.

- Padre Roberto Landell de Moura, um dos pioneiros na radiofonia mundial.

- 90 Anos do Rádio no Rio Grande do Sul em nove histórias (1924-2014), com veiculação 173 emissoras, em 147 municípios do Rio Grande do Sul. Em média 4,8 milhões ouviram os programas.

Outro aspecto a ser ressaltado neste projeto é que, por intermédio dele, foram complementados ou recontados fatos históricos. Entre eles, artigos como a Rádio Setembrina, que pertencia à PUCRS nos anos de 1960 e o livro Segunda Cadeia da Legalidade: registros históricos e jornalísticos, publicado pela editora Edipucrs em 2014, exatos 50 anos após o golpe civil e militar.

Atenção: Está liberado o uso de textos, fotos e gravações mediante prévia solicitação e posterior citação da seguinte fonte:
PROJETO VOZES DO RÁDIO – CURSO DE COMUNICAÇAO SOCIAL – JORNALISMO – FAMECOS/PUCRS (http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/)